Localizada no município do Eusébio, Eletra é destaque no estado do CEARÁ com o inicio das operações de sua nova fabrica.
Na segunda-feira, 2 de maio, a Eletra recebeu em suas dependências a visita do prefeito Arimatéia Júnior e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Eusébio, Eilson Gurgel. que conheceram o funcionamento da nova sede. Eles foram recebidos pelo diretor-presidente da empresa, Danilo Coimbra e pelo diretor de operações, Matheus Oliveira. “Temos aqui três fábricas em uma só. Nesta unidade fabricamos as placas eletrônicas, injetamos as partes plásticas e montamos os medidores. Além disso, temos quatro famílias de medidores, que vão desde o monofásico para residências, até os industriais, resultando em um portfólio com mais de 25 produtos”, pontuou Danilo Coimbra. Ele afirma que a Eletra fornece medidores para todas as distribuidoras de energia do país e entre seus maiores clientes estão o Grupo Endesa (controladora da Coelce no Ceará e da Ampla no estado do Rio de Janeiro), a Cemig, a Eletropaulo, a Coelba, entre outras. A chegada da fábrica a Pedras possibilitou a otimização do mercado local.
Sobre a Eletra Energy
A Eletra surgiu em 2010 de uma Joint Venture com o Grupo Hexing, uma das principais fornecedoras de produtos e sistemas de medição inteligentes do mundo comercializando no ano de 2015 12 milhões de unidades. O grupo possui escritórios no Peru, Holanda, África do Sul e Bangladesh, além de fábricas na China, Indonésia, Tunísia, Paquistão e Brasil. A nova unidade fabril da empresa foi construída no km 16 da BR-116, no bairro Pedras, ocupa uma área de 36mil m² e conta com cerca de 800 funcionários.
O Grupo Hexing investiu na fábrica, a única do Brasil, cerca de R$ 52.5 milhões. Segundo o diretor-presidente da Eletra, Danilo Coimbra, o Eusébio foi escolhido, por ser hoje um dos municípios mais promissores do Estado. Além disso, existe ainda sua proximidade com a Capital, com o Porto e Aeroporto, ter vias acessíveis e, claro pelos incentivos fiscais. “Desde quando iniciamos as negociações para virmos para o Eusébio fomos bem recebidos e tivemos todo apoio da prefeitura para concretizarmos esse sonho”, revelou.
A Eletra, além da contratação de empresas terceirizadas de serviços gerais, como limpeza e alimentação, adquire no município pallets, caixas de papelão, plásticos, parafusos, além da contratação de serviços de manutenção. Para o futuro, segundo Danilo, a empresa já montou um terceiro galpão que servirá para uma possível ampliação. A empresa tem planos para entrar no mercado das chamadas “Redes Inteligentes”, a área a ser explorada seria a de automação da distribuição, geração distribuída e automação da iluminação pública.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, observa que a Eletra é uma empresa de tecnologia de ponta que oferece produtos de nível mundial, sistemas e serviços para o Brasil e América Latina. “A Eletra é fruto da prospecção de negócios realizado através do Projeto de Desenvolvimento Econômico do Eusébio, isso agregado é claro a credibilidade e a boa imagem que nosso município tem perante a sociedade”, observou.
O prefeito Júnior destacou, durante a visita a Eletra, que o Eusébio recebe de braços abertos a empresa, destacando que ela vem reforçar a proposta da Prefeitura de buscar atrair empresas de alta tecnologia que visem a preservação do meio ambiente. Ele destaca que a Eletra recicla o próprio material reutilizando o mesmo, impedindo assim a poluição do meio ambiente do entorno.